Esse ritmo dita o tom das arquibancadas e de todos os cantos da cidade e ajudou a criar uma das identidades futebolísticas mais reconhecidas do Brasil. Não há Sampaio Corrêa sem reggae e não há reggae sem Sampaio Corrêa no Maranhão. Foi nessa toada que nasceu a Sampaio Roots, primeiro movimento de torcida do clube apoiado na cultura do ritmo musical e na filosofia rastafari. “Vamos formar um bonde com as cores do reggae. Vamos formar um bonde com a ideologia da paz, da unidade, onde o pai possa trazer a filha com tranquilidade, onde um amigo possa fazer a festa na arquibancada e também se sentir seguro”, conta Badinho, presidente da agremiação, sobre a sua formação há mais de 10 anos.
E é a partir desse movimento cultural mantido por uma das maiores torcidas do Maranhão que Pedro Brienza, do Peleja, vai conhecer o famoso Magno Roots e desbravar a ilha de São Luis, conhecer o Museu do Reggae, as periferias, os points e a evolução das radiolas - equipamentos de som usados nas apresentações do ritmo, para entender mais profundamente essa ligação tão forte entre o reggae, o futebol e torcedor maranhense.
“O futebol é a paixão do brasileiro por natureza e está ligado a todo tipo de cultura. Esse olhar que o Pelejo decidiu imprimir na nova temporada do Subculturas tem tudo a ver com o nosso novo posicionamento de marca”, afirma Fabio OiKawa gerente de marca da Netshoes. “Por isso, embarcamos de cabeça junto com eles para saber mais sobre esses ritmos, essa relação intensa entre esporte e a música regional”.
“É uma descoberta. Está sendo louco ter a oportunidade de conhecer tradições e movimentos culturais tão próprios a partir de uma perspectiva que é familiar para mim, que é a do torcedor de futebol”, diz Pedro Brienza, repórter do Peleja.
“A relação sólida que temos com a Netshoes vem proporcionando uma evolução nos conteúdos da parceria, e essa nova temporada do Subculturas é resultado dessa sinergia", afirma Murilo Megale, head comercial da Peleja Media.
Confira o documentário sobre o Sampaio Corrêa e o reggae:
GOSTOU? Dá um like